quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Alçando VÔO

         É interessante a natureza humana.Quando somos adolescentes,a vontade de se auto afirmar como "livre" é muito grande. Parece que o fato de estarmos protegidos pelos nossos pais nos deixa meio que "presos" e sentimos um imenso desejo de tomar conta de nós mesmos,fazer tudo que der vontade e não ter que dar satisfação das nossas decisões,como se fóssemos independente em todos os sentidos e assim desafiamos "nossos velhos",muitas vezes fazendo o que não lhes agrada,provocando mágoas naqueles que mais amamos e que fazem tudo(são capazes inclusive,de dar a vida para que vivamos bem) por nós.
          Enfim, crescemos e nos tornamos responsáveis pelos nossos atos e pela nossa VIDA, e passamos a fazer com nossos filhos, aquilo que detestávamos em nossos pais e pior ainda, por vezes, esquecemos que também fomos crianças e adolescentes e sentíamos as mesmas vontades que nossos filhos sentem hoje e assim agimos tal qual agiram conosco. Ainda bem que, embora determinadas horas minhas atitudes pareçam demais com as que eu não gostava de minha mãe, em outras, procuro saber como meus filhos querem e como gostariam que eu fizesse para que eles se sintam livres em seus pensamentos e possam me ver acima de tudo como uma grande amiga, além de uma mãe extremamente cuidadosa. Estou revendo dia à dia minhas opiniões, a fim de aprender cada vez mais como me tornar mais AMIGA deles do que mesmo MÃE. 
          Meu pequeno VINICIUS de 9 anos vai fazer a primeiro passeio turístico dele com a turma do colégio e a empolgação tá grande, dá gosto vê-lo feliz e cheio de planos pra viagem. Ao mesmo tempo que como mãe me preocupo com possíveis intercorrências, por outro, fico imensamente feliz por ele, lembrando como era bom os tempos de colégio e os passeios em turma, as brincadeiras, as amizades, as novidades, os paqueras etc. É apenas o primeiro vôo de uma série de outros que virão daqui pra frente e querendo ou não  vou ter que me acostumar com o fato de que eles já sabem se virar sozinhos em muitas coisas. É o tempo que passa sem pedir liceça. É a Vida que segue seu curso natural. Que bom que é assim; e nós pais podemos aprender com eles a sermos sempre melhores.

Um comentário: